terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Neusa Ladeira:recado poético




Imagens:A banda "TANCREDOS", em apresentação no Bar Tematico "NO FUNDO DO BAÙ", no dia 25 de janeiro(2008).
Na ocasião, meu filho Gabriel comemorou seu aniversário(madrugada, 26/01) e o mais velho ALLEZPESSOA(à direita, com seu contrabaixo), tocou.À esquerda , o guitarrista BRUNO e , ao centro, o vocalista.

A sensível aquarelista neuza ladeira doou uma das telas de sua nova série de iamgens, para sorteio.Inclusive, o primeiro número cantado foi o dela própria.
Na segunda foto (falsh de Ciléia Botelho), Neuza Ladeira (echarpe ), dança.Uma das atividades prazerosas para ela, além de escrever poesia e pintar.

Abaixo, o recado poético que me envia, após haver circuklado na Internet que eu falecera.Um engano de Clevanes?

QUERIDA

NEUZA LADEIRA


"Como tens passado?

Por que o tempo escoa?

Atenta a ele fico uma onda sempre viva

Vai e volta

Será por este retorno que viva está ?

Convivo com o verso, o poeta é!

Os boateiros quão longe estão da Budhada"

belo Horizonte, 29 de janeiro de 2008

Alada



Do meu site CLEVANE DE ASAS,trabalho da webmaster Paola Caumo

Assinaturas:a borboleta, enviada por Jacira Ribeiro (de www.jamulher.com.br) e a moça alada, por Cath Roos(de www.bonecadetrapo.com.br

Alada

Clevane Pessoa de Araújo Lopes


En mis momentos de Paz interior
en mis sentidos
Yo soy el Fénix,
eternamente glorioso
y triunfante pájaro...
Mi inspiración,
en tonos primitivos
evoca los ángeles de la Alegria,
manteniendome radiante
a pesar de la noche enmarañada
en enredados enre(de)dos...

Para inspirarte, también deseo
vuelos impecables.
Quiça bailarei
la danza de la luz del fuego,
en el arco del cielo...
Somos indestructibles
a pesar de alas tan finas,
sutiles y tranparentes
pero energizadas...

(Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, em 23/12/2004)





Copyright © 2005 Clevane de Asas - Todos direitos reservados |

Benzaiten ou Benten:Deusa das Música e das Artes






Imagens:Sarasvati ,Benzaiten.
Benzaiten ou Benten

(Deusa da Música e Artes)

Clevane Pessoa de Araújo Lopes



No séculos VI e VII, a deusa Benten (Benzaiten) começou a ser conhecida no País do Sol Nascente,quando iniciaram as traduções, do chinês para o japonês, da Sutra da Luz Dourada,onde há um capítulo dedicado a essa figura ímpar.No Sutra do Lótus, também encontraram referências a ela, associada ao Rio Sarawasti.. Os animais serpente e dragão do mar são associados ao seu todo.Isso gerou a crença de que ao colocar a pele de uma cobra na bolsa ou carteira,através da deusa, consegue-se riqueza e prosperidade.


Associada á figura de um anjo, dentre o Shichifukujin, a bela Benzaiten é a única mulher e a única que é artista. Assume a forma de serpente.Também aparece tocando um "biwa", espécie de alaúde japonês,enquanto é conduzida por um dragão- o que demonstra seu poder e força sobre essa outra figura mítica.
Para essa cultura,a cobra aparece muito em comunhão com a deusa Benten.Essa mulher impressionante "que já foi um anjo", elemento presente em todas as religiões significativas do mundo,é a representante da associação das musas artísticas (eloqüência, música, arte, literatura, sabedoria e água).

Gosto de saber que a água, elemento vital,está associada à beleza, ao movimento , ao ritmo da música, da pintura, da dança, da poesia...E que a sabedoria é necessária, o que significa algo entre casulo, ninfa, asas para o vôo e vivências necessárias à experiência, ao estilo pessoal de cada artista e autor...

O saber requer aprendizagem,discipulado, ensino e mestria o que é destinado a causar a devida prosperidade aos artistas e autora, aos Poetas, o que em nosso País não é lá muito bem compreendido.

O artista e o poeta podem nascer dotados para a criatividade, por terem o imaginário mais rico, sutile inovador que os demais .Todavia, uma vida vazia , pode esvaziar esse tonel sem fundo, de possibilidades.Hoje,os verdadeiros artistas, os verdadeiros poetas,hão que ser pessoas de seu tempo.Estar alertas e atentos à guerra e sua problemática, no seu desejo de paz.Impossível alienar-se ,se você quer ser grande -e não há nada de errado em ser humilde para querer ser grande."Tudo vale a pena ,se a alma não é pequena, " diz Pessoa, no seus versos mais conhecidos...
O artista nasce para a grandeza:"Ad maiora natus sum"(Nasci para as coisas do Alto...),mas sem a vaidade, que volta o olhar das alturas para o próprio umbigo e causa tropeções em vez de vôos.

Para os japoneses,por ter estudado as artes e adquirido o saber,associado à sabedoria ,é que a deusa Benzaiten ou Bentene, foi elevada ao panteão dos sete deuses.
Essa protetora dos músicos e das artes pode conceder desejos, acompanhar trajetórias, promover sucesso; leva consigo uma jóia -de jade, dizem uns, de pérola, afirmam outros - que tem esse dom,o de ouvir súplicas e conceder a realização dos melhores sonhos e intentos.

Saraswati era originalmente um poderoso rio da antiga China.Para os japoneses,a palavra Saravasti,deiade, encontrou correspondência em Benzaiten-a água que flui, incansável e generosa;o poder criativo, a beleza.Tudo intrínsecamente simbólico e ligado, pois o rio não serpenteia em seu caminho?Serpente,associada aos rios e à deusa,pois. Batizada em homenagem a esse rio,com tais caractersíticas fluviais Benten é uma deidade associada a tudo que requer fluidez.
As palavras ,por exemplo, os versos, a oratória,os traços e formas devem fluir no processo criativo.