sábado, 23 de maio de 2009

Re-In-sacando poesia- rememória-Projeto Pão e Poesia, de Diovvani MendonçaPremiação no mídia livre, do MINC. .









Participei de algumas edições do re-In-Sacando poesia , a convite de Rogério Salgado, poeta que é seu editor.
Da segunda vez, ilustrei a edição,a bico de penas convidei um amigo, o advogado Fernando Morandi e outros poetas-inclusive meu editor e velho amigo o poeta Kiko Consulin (*).Usei uns poemas dos Anos 60, sobre a metáfora Pão e Poesia.

Noutro dia, conversava com Diovvani Mendonça, autor do projeto Pão & Poesia , que oferece sacos de pão coloridos, com arte e poemas, sobre esses meus mini-poemas da juventude.Ele disse que gostaria de vê-los.

Contei-lhe que antes de serem publicados nos Saquinhos de Poesia , em edição cooperada, eu fizera cards , à mão e depois a então adolescente Relva Caroline, criara cartões e marcadores de livros que eu usava para divulgar meu consultório.

Como divulguei seu concurso de poemas , mas não perdi a data limite pata o envio de poemas, ele, generosamente, convidou-me a participar de uma sacola.Aguardo Espero com prazer:gosto de estar onde a beleza faz ninhal.De uma fraternidade sem tamanho, Diovvani, um ótimo poeta,já mandou um motoboy aqui em casa, para doar os mesmos ao Sementes de Poesia-edição das Mães - no qual fui homenageada pela Diretora do MUNAP, Regina Mello.E além dos coloridos, enviou os branquinhos, menores, com três sementes de moringa -a semente que limpa água suja e é usada como filtro, no sertão- e onde há um presente adicional:seu belo poema ZIAR (leia de trás pata frente).

Para o Paz e Poesia de domingo passado (17/05/2009), novamente enviou aqui um motoboy com setecentas unidades , que somei a umas sessenta, sobradas da primeira leva.O certo é que essas embalagens que podem acondicionar presentes e pão, foram muito úteis e versáteis, pois delas, conforme a dobradura ou o desdobramento lateral, serviram para embrulhar livros grandes e pequenos e revistas, qual a PLURAL da Oficina (Apperj), a Estalo (Belo Horizonte)e outras mais.

A nossa mascote, uma Pomba da Paz estilizada, idealizada e confeccionada pelo poeta Antonio Dayrell,foi oferecida aos amantes e praticantes da Paz , na AMI(Associação Mineira de Imprensa) e ele é um deles.

Hoje, Diovvani ligou-me , feliz , porque seu projeto alcançou um merecido primeiríssimo lugar na seletiva do MINC (Ministério da Cultura) ,"Mídia Livre".Exultei, pois passamos hora ao telefone a falar sobre seus muitos projetos altruísticos e culturais.Esse o pretexto dessa postagem.

E para convidar vocês para amanhã, no café Khalua, onde Dionnavi Mendonça vai se apresentar (veja a página imediatamente anterior, sobre a festa em celebração ao Dia Nacional do Café, organizado por Brenda Mars).

Na foto, pilhas de livros para distribução no Poesia e Paz , embrulhados nos saquinhos (nosso mutirão para embalá-los foi na sala do presidente da AMI-Wilson Miranda-invadida por versos , poetas e livros.Fizeram parte dessa ação:a artista e poeta visual Iara Abreu, a Poeta Fátima Sampaio e sua filha Ana Luisa,a jornalista e poeta Brenda Marques Pena, o jornalista Domingos que ali fora visitar o amigo e nos ajudou -e eu, Clevane pessoa.

Ao Diovvani, votos de todo sucesso possível, e o regosijo, pois bem sei que a verba do Prêmio servirá para alimentar sues muitos planos e projetos.E, de presente, esses meu versinhos prometidos, que fizeram também parte do Projeto PPP (Projeto Poesia no Pano), em S.Luiz, Maranhão,onde morei nos Anos 80 - quando eu escrevia e desenhava em tecido, meus poemas.



Clevane Pessoa, Diretora Regional do inBrasCi,Vice-Presidente do IMEL e pesquisadora do MUNAP.

As fotos das páginas ficaram sem nitidez, depois consultarei as minhas páginas, mas aí vão alguns dos meus simples versos, publicados no Re-Insacando poesia do Rogério , quão simples é o sal, a água, o fermento a farinha que se tranformam nesse antigo alimento da humanidade:

A Poesia é cor/ação
fermenta na alma
e se faz pão...

Outro:

O pão da Poesia
a Poesia do pão:
o fermento, à revelia, o faz crescer, ou não
-depende do dia, depende da mão...


Clevane Pessoa de Araújo Lopes

(*) Kiko Konsulin, acaba de editar meu livro em homenagem a Aroldo Pereira, e vou lançá-lo também no Psiu Poético, de Montes Claros.Uma primorosa edição, segundo penso, mas também os editores Gabriel Bicalho e Wilmar Silva-que sabem bem o que dizem.

24 horas de café do Dia do Café-24 de maio-Café Khalua








Brenda Mars,toda cheia de energia, organiza no dia do café, 24 de Maio, 24 horas de Café, arte, música e poesia.
O loval escolhsido é um point de intelectuais, jornalistas,artistas, poetas e toda a tribo urbana de pessoas que buscam um espaço de encontro -até consigo mesmo :o Café Kahlua, que foi onde a conheci pessoalmente, quando fazia sua mostra de fotografia Criança Não é Brinquedo.
A jornalista Brenda Marques Pena também a baterista da Banda Caution, só de mulheres.É performadora, poeta -e não para ontem mesmo, estava no poesia na Praça Sete, onde é a fotógrafa oficial, para registrar a apresentação do Gripo Gato Pingado:Bilá eBernardes e katol Pedico, que interpretavam vários poetas e a si mesmas.
No domingo 17, ajudou a fazer percussão do BOI ROSADO , que acompanhou os poetas no evento PAZ e POESIA.E ainda é a curadora das mostras de Neuza Ladeira, também presente nessas 24 horas de Café.

(Clevane)
Leiam a chamada:



"No próximo domingo (24 de maio) é o dia do café e pra comemorar a data o café Kahlua estará aberto durante 24 horas com várias atrações culturais, entre elas Gabriel Guedes (filho do Beto Guedes) que toca às 11 horas e expõe intrumentos confeccionados por ele. Na ocasião lançaremos também o projeto KFÉ do Instituto



Imersão Latina.

A partir de 0 hora (virada de sábado para domingo) haverá apresentações musicais de Thiago Machado, Los Elles (trio de jazz e blues de Tiradentes e São João Del Rey), Binné Zimmer, Cláudio Carvalho, Dj Fausto, Gabriel Guedes, Caution B Trio. As intervenções poéticas ficam a cargo de Brenda Mars, Clevane Pessoa, Wilmar Silva, Milton César Pontes, Diovvani Mendonça (Pão e Poesia), os argentinos Laia e Sebastián. A cantora Rosa Pimentel fará às 18h uma homenagem ao poeta cubano José Martí com música e poesia.

Encaminho release abaixo para divulgação.
Anexo o convite do 24h all café.

Tocarei com bateria às 14h do domingo releituras de pop, rock e soul.

Para entrevistas com os organizadores e atrações culturais, favor entrar em contato comigo pelo (31) 88119469.

Um abraço e obrigada pelo apoio na divulgação!

Brenda Marques Pena
Jornalista, produtora cultural do 24h all café
Presidente do Instituto Imersão Latina
(31) 88119469 (31) 87883820

KFÉ e Arte 24 horas


24 de maio é o dia nacional do café e para comemorar a data a Cafeteria Kahlua de Belo Horizonte abre as portas e brinda seus fregueses com o 24h all café. O café Kahlua será o ponto de encontro de artistas de vanguarda brasileiros e argentinos, que farão intervenções poéticas intercaladas com shows musicais, mostra de artes plásticas e exibição de vídeo produzido pela Escola de Cinema de Belo Horizonte com 200 cenas de cafés.

A proposta é que no estilo do Café Voltaire onde se reuniam poetas surrealistas, dadaístas e futuristas no início do século XX, o Café Kahlua seja um local de expressão de diferentes poéticas contemporâneas neste início do século XXI.


Durante o 24h All Café será lançada a proposta do projeto KFÉ de conscientização ambiental e treinamento de jovens baristas em regiões carentes pelo Instituto Imersão Latina (IMEL) em parceria com o café Kahlua. A campanha visa difundir a cultura do café com responsabilidade social do cultivo ao consumo.
30% da venda dos quadros do Ateliê Thayná Carneiro e da artista plástica Neuza Ladeira, expostos entre 24 de maio a 24 de junho e parte da receita do dia do café será doada ao IMEL.

O Instituto Imersão Latina é uma ONG formada por ativistas que se preocupam em mostrar a diversidade cultural e ambiental da América Latina. O IMEL desenvolve projetos e atividades culturais, de capacitação e treinamento com outras entidades que visem o desenvolvimentos sócio-cultural, pesquisa e difusão das memórias e identidades culturais latino-americanas.

A parceria Café Kahlua e Imersão Latina começou em outubro de 2006, com o lançamento do Projeto Criança não é Brinquedo do IMEL. Na ocasião, em mostra fotográfica alertamos sobre a importância de se pensar o futuro da América Latina a partir das crianças. A mesma mostra já passou por Brasília (2007) e Porto Alegre (2008) e a cada ano seguirá por outras cidades.

Serviço:
24h all café
24 de maio (durante 24 horas)
Virada cultural com música, artes plásticas, poesia e cinema
Local: Cafeteria Kahlua (rua guajajaras 416, esquina com rua da Bahia)

Mais informações:
info@imersaolatina.com
(31) 88119469 (31) 30476186
(Brenda - IMEL)
(31) 3222-5887
(Rui - Kahlua) CAFÉ KAHLUA
http://www.imersaolatina.com/
http://www.imersaolatina.blogspot.com/
www.twitter.com/cafekahlua

-----------------------------------------------------------------------------

E mando meu recado:

Água, Pó & Cia

Clevane Pessoa



Kfé, com fé,
sem fé, , com tudo, com nada,
contudo contido,
não embriaga
-a borra
não escorra,
expresso
express,
bom preço,
com chantilly,
espuma de leite,
tem gosto
de mais um pouco
brasileiro é louco por café,
não é?

Na xícara, no copo,
caneca, golada ou golinho,
canudo ou colher,
negro ou marrom,
com chocolate, canela,
fita de laranja, baunilha,
puro, quente ou gelado,
fumèe, fino fumacê,
forma figuras,
oníricas,
faz meditar, poetizar
-deixa alerta,
a cafeína .
Toma-o a mulher e a menina,
o velho e o moço.
Todosnosotros...

Se eu tenho algum vício?
Somente esse:
tomar kfé
com poesia
(Pó & Cia)

------------------------------

A logomarca do projeto KFÉ é uma criação de Andreza Nazaré e Raquel Savassi