sábado, 19 de janeiro de 2008

Do Universo de RUFO




>> ÍNDICE
19/01/2008 10h47
O Universo de Rufo
Crônica de Sábado

Clevane Pessoa


O artista Luiz Carlos RUFO é multifacetado.Para o resultado final de suas criações, fractais se aglomeram , dissociam-se, agitam-se,.Caleidoscópio permanete movimento, esse meu novo amigo.

De nossas conversas pelo Gmail instantâneos, saem produtos e subprodutos interessantes.

Por exemplo, ele dizer-me, na sua filosofia de pesar o status quo
:
(...)"Às vezes, é legal brincar assim com ícones da massa ignóbil"(...)

E eu poemetar noutro ponto, a falar me meu luto:

"Andei léguas de pranto contido/depois do pranto derramado/,o pranto lavado/"(...)

E esse poemeto, de per si, que ele solta no box, de repente:

"Os dedos são sempre escravos modorrentos do dom"

Falamos de andar.Ele mostra-me, da melhor forma possível, o que andar e monologar consigo mesmo ,faz.Falamos de lugar para ser.estúdio(está com um novo).Eu pondero, e enquanto conversamos, escrevo na agenda à minha frente:
Locus:lugar de ser,pensar,criar,crer,padecer,sonhar,amar.
Locus para tudo...
Mas está dentro de nós os muitos locus,as muitas máscaras e faces.

1. Enquanto transcrevo, lembro-me que a grande Poetisa e aquarelista belorizontina Neuza Ladeira está com "Quarto de Dormir, Quarto de Pensar", no prelo.E quem trabalha o parto é o editor e poeta João de Abreu Borges, da Urbana e do Ano Um , sobejamente conhecido, também responsável por meu "Mulheres de Sal, Água e Afins".Enquanto esse vem à luz, aguardo , com ansiedade o fantástico "Os Comedores de Sonho",dela que prefaciei, onde as alegorias e metáforas sobre as torturas que sofreu, mocinha ainda, à época da Ditadura Militar, resultam numa explosão de POIESIS.

Ela está ainda em "Poietisas",que Marco Llobus ,poeta e Presidente da Rede Catitu, e eu estamos fazendo.

Bem , ainda das anotações feitas em nas breves mas consistentes conversas com Rufo, , esses versos ricos em sua simplicidade,que ele me mostra, de seu escrínio:

"Cri-cri,meditamos,
cri.
Creriam que fossem profundos"(...)

Bom fazer amigos.Amigos são, mas tambémsão feitos, um "cadinho" a cada pedaço do caminhar a dois.Mesmo á distência e virtualmente.

O artista e escritor Rufo, paulista com estadias e moradias em Minas Gerais simultâneas, algo assim de pássaro e papilonáceo tem o olhar múltiplo daqueles irremediavelmente capturados nas malhas da beleza.
Mantém uns blogs sempre renovados de cores, luz e sombras , seus trabalhos, suas palavras, que vale a pena visitar.
Agora, ando pegando uma mania boa, eu que vícios não tenho (café?Talvez):sair em passeio, como quem vai á esquina, ao parque, ao jardim e navegar um pouco pos suas águas.
E ele revela-me que, andanças a somar, chegou àconclusão de que ao homem, bastam duas sardinhas.Eu lhe conto que vi seu trabalho em vermelho, sobre sardinhas.Hoje, vou caminhar com minhas asas leves até um de seus sites e encontro mais fotos e palavras no tama..Sardinhas.O homem precisa mesmo de pouco, para ser feliz e criativo.

Um das coisas interessantes é seu gostar por árvores.Qual Regina Mello,Poeta e presidente do MUNAP, que mantém em Belo Horizonte, a GALERIA da ÀRVORE- para fotografá-la para o POETISAS< Marco e eu a fizemos subir na mangueira doCentro Cultural Terra Verde, onde ela se enroscou, Kundalini despertada, num galho forte.Fotos de Llobus magníficas.

Deixo os endereços, visite-os.

E eu fecho a crônica sabadina,com uma de suas belezas, anotadas por mim em nossos convers/ares:

Dar forma para as coisas.
Que Deus não dispões de tempo.
Temos de ser fiéis aos primórdios
e criamos(...)

(RUFO)

Bem , com a confiança de que não vai puxar minhas orelhinhas, vou a seu blog e capto(rapto?) a beleza da página de ontem.Onde há sardinhas .e seu intérprete.Naveguem e vejam muito mais.

Clevane Pessoa de Araújo, manhã dourada, calorzinho belorizontino, abafado.Suor perola-me a testa.

Divulgação:
Diretoria regional do inBrasCi em Belo Horizonte, MG

Do blog do artista:




"RUFO

...não que me lembre exatamente deles assim e assim.
Sexta-feira, Janeiro 18, 2008
"Auto-retrato com Sardinha"
"suite sardinha" - serigrafia - 300x370 - 01/050 - jan 2008
Luiz Carlos Rufo

Imagens dos trabalhos artísticos de RUFO no tema "Sardinha",
posted by Luiz Carlos Rufo at Sexta-feira, Janeiro 18, 2008 0 comments links to this post FONTE:


http://luizcarlosrufo.blogspot.com


Clevane Pessoa
Diretora Regional do InBrasCi em Belo Horizonte, MG
Poeta del Mundo, Delegada De "A Palavra do Século XXI"(ALPAS XXI), por MG e bahia.

Publicado originalmente por clevane pessoa de araújo lopes em http://www.clevanepessoa.net/blog.php
19/01/2008 às 10h47
Seja o primeiro a comentar
Indique esta leitura para amigos.Em breve, postaremos uma entrevista com o artista e escritor.

Nenhum comentário: