segunda-feira, 7 de julho de 2008

Os aldravistas e eu -nossos amigos comuns-registro






Fotos de cima para baixo:
1)e---> Gabriel Bicalho,Clevane,Sebastião Ferreira,,Donadon,Andréia,Marília Siqueira(CLESI)
2)-->Marco Llobus, Clevane e Andréia, homenageada.

3)Gabriel Bicalho, Regina mello, Andréia e Benedito (J.B.Donadon ).

4)Gabriel Bicalho e Clevane Marília Siqueira(CLESI)

As fotografias são de novembro de 2007,quando fui agraciada com a medalha cujo patrono foi Oscar Niemeyer(, em seu centnário)Colar de Mérito da Câmara Municipal de Belo Horizonte,com o diploma do Aldrava Cultural e medalha de ouro do InBrasCi.
Nossa alegre comeoração foi no Restaurante D.Preta, onde a própria e seus filhos nos receberam muito bem, a convite do poeta Claudio Márcio Barbosa.Vários representantes do Alô Vida e da Rede Catitu lá estiveram e então, eu que conhecia, admirava e divulgava os aldravistas, pude conhecê-los e abraçá-los.também foi muito rever Marília Siqueira, do CLESI de Ipatinga, poeta e cronista.

Da seção de cartas do Jornal Aldrava Cultural , capturo, para memória utur, algumas correspondências entre os aldravistas(do Movimento ALDRAVISTA,de Mariana, MG,Brasil-a primeira cidade do Estado)


"Cartas recebidas"




O Projeto aldravista de Incentivo á Leitura merece aplausos, admiração, seqüência. Merece que lhe sigam o exemplo. A facilitação à leitura, o desenvolver nas pessoas em formação, desse gosto necessário pela palavra escrita, publicada, o incentivo a que as crianças escrevam e também se expressem pelas artes,é sem dúvida, herança imensurável. De que forma mensurar a criatividade dos organizadores do projeto, a dedicação à infância e à adolescência, as horas perdidas (ganhas), na preparação do material, da metodologia? A didática eficiente? A arte e as letras colocadas a serviço das releituras, sob a ótica da criança, mas com a orientação precisa? Sobretudo, o não constrangimento em dar amor, amor incondicional à infância? Amor aos educadores que receberam a ajuda e auxiliaram com disponibilidade, amor à sua cidade, a primaz do Estado, ao qual se orgulham de pertencer e que vêm representando em certames e exposições, eventos e jornais, galhardamente. Aos quatro poetas cuja resumida biografia poderão ler acima, sempre chamo de quadrado perfeito, aquele que no Oriente representa harmonia, equilíbrio, perfeição nas ações, criatividade, paz e amor universal: Gabriel, Sebastião, Andréia e Benedito. Por lhes conhecer muito, o trabalho contínio e dedicado, mas penso que agora, falarei de um pentágono cuja magia e poder esotérico permite a força do Bem, pois D.Hebe Rôla, Professora emérita da UFOP, quem conheci quando estive Mariana, integra-se ao grupo, sobretudo ao som dos Sinos, de sua lavra e dos sinos marianenses reveladores de fórmulas, segredos, e acontecências.
Mais que falar? Muito mais! Mas somente aos poucos, pois do contrário, passaria aqui todos os dias, a parabenizar, a louvar a excelência da obra, dessas pessoas de talento que incentivam a Leitura, como todos deveriam tentar (pelo menos) fazer.
O que acho, é verdadeiro, legítimo, real - e dele dou fé - com esperança e fraternidade.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Poeta Honoris Causa pelo Clube Brasileiro de Língua Portuguesa. Delegada da ALPAS XXI, por MG e Ba, Representante do Movimento Cultural aBrace (Uruguai/Brasil, em Minas Gerias), Diretora de pesquisa do MUNAP (museu nacional de Poesia), Psicóloga Clínica e empresarial, treinadora em adolescência, mulher, criança e família. Belo Horizonte, 10 de dezembro de 2007.

Http://www.clevanepessoa.net/blog.php


Ah, Andréia, você é uma poeta-poesia, como a nossa querida amiga Clevane. Pessoas excepcionais, abençoadas por Deus e pela Natureza. Pessoas que redimem o gênero humano, tão brutalizado ultimamente. Deus seja louvado. Os jornais, seu livro e seus textos estão bem além com seus fulgores embelezando as paredes e o teto de minha biblioteca. Estão como flores aguardando o olfato, como alimentos aguardando a fome. Enquanto aguardam, aumentam a palatabilidade (quê palavra, heim?) - é como se já estivessemos, na prelibação, usufruindo os sabores da mais legítima poesia de nossos anelos (outra palavra...desculpe). Agradecimentos e abraços do amigo e admirador intelectual,
Lázaro Barreto. Divinópolis, 06 de dezembro de 2007


Prezada Andréia,
Obrigada pelos artigos que tem me encaminhado. Serão de grande valia para meu Projeto de Intervenção Escolar para crianças carentes num Bairro da zona norte em BH, conforme Clevane lhe falou.
É bastante extenso, portanto o meu professor me convidou a dar continuidade neste Projeto como forma de estágio educacional, acreditando no meu trabalho.
É bom poder contar com pessoas que acreditam em nós, nos servem como exemplo e possuem uma mesma linha de pensamento. Através da educação, das crianças, este mundo pode mudar.
Ficam meus agradecimentos, um forte abraço.
Karina Campos, 15 de novembro de 2007.



A artista Deia Leal tem a tela "Outono" na Exposición Arte de los 5 Continentes - Maracena, inaugurada dia 02 e que vai até o dia 30 de novembro, é a Governadora do InBrasCi em Minas Gerais, sede em Mariana, cidade primaz do Estado (seu nome de poeta é verdadeiro: Andréia Donadon. Claro, Déia Leal, também é veraz, uma forma com que a artista assina sua obra - o que costuma acontecer no meio artístico plástico).
Não pôde viajar por dificuldades burocráticas em conseguir as passagens pelo Intercâmbio Cultural do MINC (questões de prazo estipulado oficialmente). Embora lamentemos que a autora da tela não esteja lá, sabemos que merecerá a devida atenção dos espanhóis e visitadores da mostra.
E, nosso país, o olhar sobre os artistas lídimos precisa ser mais amplo!
Clevane Pessoa, Belo Horizonte, 08 de novembro de 2007


Clevane, muito bom dia!
OPINANDO, a teu pedido: Em primeiro lugar : Andréia Leal, já chegou a Espanha há muitos séculos e está retornando com força total, via os caminhos que ela mesma descobriu. Em segundo lugar : Todo artista tem que ir onde o POVO ESTÁ, é algo bem MINEIRO, se não me engando de MILTOM NASCIMENTO que eu tive o prazer de conhecer no Clube da Esquina. E claro ANDRÉIA LEAL e todos Aldravistas e Artistas conhecedores da sua Arte e das Artimanhas que a própria Arte nos LEGA, sabe ou sabem, ah se sabem que tudo acontece no MOMENTO CERTO e no LUGAR CERTO.
NENHUM BOM ARTISTA, deve forçar nada, e nem se preocupar com nada, tudo está como o UNIVERSO PRETENDE QUE ESTEJA, e sei que ela merece como todos nós merecemos muito mais que ir apenas a ESPANHA....e volto a dizer, já foi, já voltou e sempre irá onde bem entender.
Agora se estamos falando de RECONHECIMENTO ARTÍSTICO E CULTURAL, creio que o próprio Estado de MINAS GERAIS, é quem deve dar o contributo e fazer com que não apenas ANDRÉIA LEAL, mas todos os ARTISTAS MINEIROS de RECONHECIDO LABOR, cheguem onde MINAS GERAIS também MERECE CHEGAR e aí minha querida Clevane está algo que nós observamos e com muita atenção, respeito e consideração.
MILTOM NASCIMENTO DIVULGA O BRASIL NO MUNDO e claro, a sua obra hoje é
MUNDIAL, e reconhecida.
Andréia Leal, já é a Embaixatriz de MINAS GERAIS e do Brasil em várias partes do mundo, apenas talvez o PRÓPRIO ESTADO BRASILEIRO onde ela vive ainda não lhe deu o devido valor , assim, vamos lembrar uma frase histórica? "Antes que algum aventureiro lance mão dele!"
Vamos converter esta frase para nossa querida ANDREIA LEAL? E quando então os GRANDES MECENAS APARECEREM e levarem ANDRÉIA LEAL de Minas Gerais, como vai ser?
É só isto que eu tenho a dizer e sei que também isto irá acontecer, aliás a luta de Andreia pelas crianças e pela Cultura, é o que mais reconhecemos e entendemos como UM GRITO DE INDEPENDÊNCIA E DE LIBERDADE que o próprio
Tiradentes tanto queria que ocorresse com MINAS GERAIS E BRASIL, oras, o que a genética traz, ....quem consegue nos tirar?
Abraços e perdão por me alongar.
Édison Pereira de Almeida. Ilha da Madeira, 06 de novembro de 2007


EXPOSICIÓN "ARTE DE LOS CONTINENTES 2006/2007, da ACVRA/Casa de Cultura de Maracena (V)
Vejam, nestas cinco páginas,as telas envidas pela Associação Cultural Valentin Ruiz Aznar, presidida pelo artista, inventor e escritor Antonio Gualda. O mostruário é divulgado pela artista Deia Leal, cujos trabalhos em prol das Letras e das Arrtes, do Aldravismo, da educação artístico-literária de crianças,sobejamente divulgada neste blog e que deveria ser melhor contemplada pelo Estado onde mora ,com reconhecimento e aplausos. Todas as medalhas recebidas, as honrarias e títulos, não foram concedidas para ficar na gaveta.Em pleno terceiro milênio, quando o valor da publicidade devida toma proporções históricas, é inaceitável que uma artista brasileira, um povo que somos, sufocados por imporstos e desaventuranças, não possa responder a uma carta convite e participar de um evento que tanto ajudou a divulgar. Passei por algo similar quiando um conto meu mereceu o primeiro lugar ex-aeqüo - e não pude ir ao Algarve, em Portugal , receber a premiação! O Governo do Faro, gentilmente, mandou-me, por via poetal, os prêmios:coletânea, diploma, medalha, prato de bronze, onde atrás, está gravado:"agradecemos a presença da contitra brasileira entre nós", ou seja, eles confiantemente gravaram minha provável presença entre para os festejos.
Tentei Município, Estado, Governo federal. Por um engano, a primeira comunicação recebida colocou primeiro lugar para
todos.isso foi-me jogado como motivo.Nem tentaram averiguar o erro. Nem seria possível,todos autores serem classificados em primeiro lugar. Na coletânea, no diploma,estava claro, então enviei a todos que negaram o apoio financeiro. Agora, uma Copa Mundial de Futebol, que foi anunciada por estes íltimos dias e acontecerá no Brasil daqui a sete anos, já começou a mobilizar mídia, lucros, possibilidaes. Dou o devido valor a esportes,mas por que a Arte e a Literatura , em nosso País tem de ser algo de terceiro ou quarto escalão? Para editar um livro, se paga e depois da noite de autógrafos, convidados parentes e amigos (muitas vezes, os jornalistas nem comparecem), como vender, se o escritor e o poeta têm de trabalhar em outra área, para manter-se, cumprir horário, bater ponto?
Na capital mineira, as pequenas editoras - grandes praticamnte não as há - cobram para editar, mas não distribuem. E muitos editores ficam com 30% na noite de lançamento, para pagar o espaço físico, o coquetel. Os autores ficam endividados...
Os artistas plásticos, para ter suas telas, devem comprar tinta bastante cara, telas, emoldurar... Depois, se cobrar com alguma margem de lucro, quase não vende... Ah, se eu fosse milionária,seria uma mecenas.Mas se eu fosse política,
nesse país,mudaria esse detestável status quo. Declaro, para os devidos fions, que Andréia Donadon merece ir à Espanha,
merece ser patrocinada, assim como os demais artistas brasileiros que esperam merecimento.E ela MERECE.
Clevane Pessoa de Araújo Lopes, Belo Horizonte, 01 de novembro de 2007 no Blog: http://www.clevanepesoa.net/blog.php



Bravo !!!
É de extrema importância o valor dado por todos desta casa a CULTURA. Parabéns pelo valioso e singular instante.
MUIIIITO SUCESSO... A ARTE DE VIVER É VIVER COM ARTE !!!
Cláudio Márcio Barbosa, 05 de novembro de 2007

Olá, Andréia
Parabéns pelo teu empenho pelas expressões artísticas do povo do Brasil e do mundo!
Daqui do extremo sul do Brasil, vou repassar teu convite que celebra a diversidade cultural.
Um abração!
Rozelia Scheifler Rasia, 05 de novembro de 2007



Andreia, você conseguiu, AGLUTINOU o que buscas na força que a Cultura e as Artes lhe passam e tens muito mas muito a acrescentar ao movimento HISTORICO de MARIANA, nestas vidas todas que dizem se repetem você traz esta pujança e este acreditar no que fazes e sei bem como é dura a tua vida, como é difícil até o teu estado de saúde, mas superas, sois mesmo SUPERIOR pela humildade e força de vontade. A você , a todos, em especial aos que agora darão mais luz ao IBRACI, sigla que eu nunca irei mudar, pois foi assim que acreditei , quero desejar votos de muita luta, persistência e coerência no movimento ALDRAVISTA, e não só, pois você mesma sabe que Cultura muitas vezes subjulga outras culturas e MARIANA, agora tem força na ANTIGA CORTE DO RIO DE JANEIRO, assim como na CIDADE MARAVILHOSA. Da minha parte, só tenho a agradecer você existir para dar força a este movimento que se quer CULTURALMENTE EQUILIBRADO, SÃO E ETERNO. Aceite meu abraço amigo e distante da Pátria que eu tanto amo! Édison Almeida, Ilha da Madeira, Portugal, 31 de outubro de 2007.




Isto é fazer CULTURA!
Parabéns a todos voces!
beijos e sucesso
Regina Mello, 31 de outubro de 2007


Querida amiga, Clevane Pessoa, obriga-me o coração a agradecer-lhe tanto carinho e apreço, manifestos na divulgação do recebimento do Prêmio Mauro Mota / UBE-2007, solenidade ocorrida nas dependências do Teatro R. Magalhães Jr., onde recebemos (nós, aldravistas que somos, nesta jornada impagável em prol da Cultura!) destaque extraordinário com a interpretação de meu poema "a magia da roça".
Foram momentos inesquecíveis a um poeta, cuja pretensão maior é a de situar-se através de palavras escritas, neste mundo velho de guerras. Então, ser agraciado com um Prêmio tão distinto, que traz em seu bojo a merecida homenagem ao grande Poeta MAURO MOTA cujos poemas sempre me encantaram, desde menino, pela técnica impecável e inspiração elevada, repletos de imagens apuradas e buriladas no labor daquele que soube fazer versos tão raros e como tão poucos os conseguem fazer, é uma HONRA enorme e com letras maiúsculas!
Cá estou, bastante cansado e deveras embevecido, como menino bobo e do interior que chegasse à capital das Letras para receber aplausos e homenagens de pessoas generosas e tão importantes!
Toda essa festa me extasia e assusta-me a responsabilidade, como poeta mineiro interiorano que sempre fui, de mostrar a um público maior minha produção literária tão pequenina e tão insignificante! Mas, há de haver sempre um começo e vamos começar! "Ex-corde": muito obrigado, Clevane, por tudo quanto vem fazendo por mim e pelo Aldravismo!
Um abraço fraterno do
Gabriel Bicalho. Mariana, 21 de outubro de 2007

Resposta de Clevane Pessoa

Sei que os Aldravismo será, daqui a certo tempo, reconhecido como uma grande e inovadora escola literária. É propícia ao dizer poético dos tempos modernos. Busca a sutileza quase oriental, tanto para a representação pictórica quanto a literária.na primeira, Déia Leal faz uma carreira rápida, como soi ser, nos tempos modernos, mas emergente de muita disciplina, trabalho e convicção estilística.
Nas Letras, em especial na poesia, faz parte do quarteto invencível, J.B.Donadon professor na UFOP e Doutor semiologia, marido de Andréia Donadon (a mesma "Deia Leal"); J.S. Ferreira que vem de publicar agora pelo CLESI, em parceiria com a editora ALDRAVA, de Ipatinga, MG, seu Jenipapo, com versos adoráveis destinados ao público infantil.A precisão poética de Sebastião, nos impressiona, bem como sua poética social.
A entrevista que aqui fizemos com ele, foi muito degustada, inclusive por pessoas de vários países e grupos a quem enviei a página.
Donadon é a essência do estilo aldravista em pessoa.
Quem lê o Jornal Aldrava, encontra, naquilo que escreve, toda uma filosofia de vida, um saber literário, a argamassa de um leitor cuidadoso e voraz (possui uma bilioteca de cerca de 5 0000 títulos). Bom conhecer quem acredita no que faz. Andréia, que é a RP, a divulgadora do jornal Aldrava e do Aldravismo em todas as suas interfaces e transversalidades sempre me impressiona pela garra, possui o que hoje quase não existe mais: polidez do verbo, a capacidade de detectar possibilidades e ir atrás, sem se importar com as dificuldades, o altruísmo... Escreve da mesma forma que pinta.Estilo singular e pleno .
Os aldravistas, contemplam, por excelência, a metonímia,partem do mínimompara o máximo, sigerem, permitem entreteceres de imaginação e usam uma imbatível metologia participativa, uma vez que o leitor, o apreciador poderá adentrar-se em sua obra e ali instalar seus prórpios conceitos.
Não é fácil ser simples, para um autor. E eles o são.
Embora na cidade haja outros participantes do aldravismo, por exemplo, D. Hebe Rôla, de quem, no Dia da criança, publiquei poema enviado por Abdréia, Gabriel, Donadon, Déia e Sebatião, a meu ver, formam o que os orientais chamam de "quadrado perfeito" onde cada ser está representado. A bico de pena, fiz para Estalo, a Revista, minha interpretação do quadrado perfeito, coloquei também a mulher num deles.
E vou agora fazer quatro, cada um a representar um dos autores citos.
Eles formam essa força absoluta, pois aldravismo é um estilo de vida, além de uma corrente literária.
Gabriel Bicalho usou o pseudônimo de Antúrio Branco para concorrer.Trata-se de uma das flores mais resistentes que se sabe existir, muitas vezes, pensa-se se é de borracha ou plástico, quais as das imitações decorativas.Resiliente e bela, existe nas cores vermelha, laranja e branco.Mas não é à toa que o escritor tem nome de anjo, o guardião, o anunciador Gabriel, respeitado em muitas religiões.
E essa pessoa que se tem de esgrimar, o faz em paz, somente poderia nomear-se na cor branca,onde estão milagrosamente guardadas sete cores, reveladas pela magia milenar dos prismas de cristal.
Sempre digo que, ao nascer, colocamos personagens e passagesn em nossa vida.Os que vivem mais décadas, conforme eu e ele, sabemos que, lá na frente, a sementeira floresce. Gabriel, na carta acima, diz que, desde menino, sempre admirou a poesia de Mauro Mota. E agora, sua obra "Beiral Antigo", recebe o prêmio com o nome desse autor. Anjo de Mariana: a cumprir a missão inovadora de anunciar, com simplicidade: "Ad maiora natus sum". Anjo hodierno, antúrio branco. Aldravista, bate à porta do novo para anunciar o aldravismo. Sua batida tem a leveza e o entusiasmo de sua alegria, seus códigos de Poeta, pródigo no testemunho de seu estilo e na generosidade de suas ãcontecências. Somente neste ano, já recebeu dois grandes prêmios. Aplaudo-o, com minhas frágeis asas de borboleta.
E para que ele recorde ainda mais as impressões da alma nessa vivência linda, cercado de escritores e com seus amigos, o quadrado perfeito oriental, a máxima de Dumas para os Quatro Mosquiteiros ("Um Por Todos, Todos Por Um"), onde a quarta personagem é mulher e mais jovem, e a repetição dos flashs.
Tenho a felicidade de ter neles grandes amigos; apesar da distância, sentir abrigo em Mariana, no aldravismo, nessas almas grandiosas. Principalmente, comovo-me com seu trabalho em levar Poesia e arte às crianças marianenses, para que cresçam sob o halo da beleza absoluta.
Parabéns, Gabriel Bicalho. Parabéns, aldravistas!
Clevane Pessoa de Araújo Lopes, Belo Horizonte, MG,Brasil. 22 de outubro de 2007
(Texto publicado no Blog http://www.clevanepessoa.net/blog.php)

terça-feira, 13 de maio de 2008

PREMIARÁ FAO CUENTOS SOBRE DESNUTRICIÓN

Ernesto Langer Moreno escribió:

PREMIARÁ FAO CUENTOS SOBRE DESNUTRICIÓN
Lanza convocatoria a concurso “des-CONTAR EL HAMBRE”

Santiago, 06 de Mayo de 2008. Porque el arte es una poderosa forma de
sensibilizar y fomentar el debate social respecto a los problemas que
enfrentamos, el proyecto de la Iniciativa América Latina y Caribe sin Hambre
lanzó hoy una convocatoria a todos los escritores en castellano, inglés,
francés o portugués de cualquier nacionalidad, para participar en el Primer
Concurso Regional de Narrativa “des-CONTAR EL HAMBRE”.

Esta convocatoria aspira a impulsar un entendimiento más profundo y amplio
sobre el hambre en nuestra Región y contribuir a crear las condiciones que
permitan erradicarla por completo. En la Iniciativa creemos que el solo
hecho de expresar y pensar sobre este problema contribuye a crear mayor
conciencia social. Este debate, al combinarse con el arte, no sólo permite
enfocar el problema desde ángulos novedosos, sino que incorpora a sectores
que con frecuencia no encuentran espacios de acción social respecto al
flagelo que castiga a 52 millones de personas en nuestra Región.

El concurso es parte de los esfuerzos de la Iniciativa para sensibilizar a
todos los sectores sociales respecto al problema del hambre. Desarrollar
distintas actividades para acercar a todas las personas posibles a fin de
involucrarlas en acciones contra la desnutrición es parte fundamental de
nuestra misión.

Así, este proyecto publicará un libro que contará con cuentos donados por
reconocidos escritores, y convoca a todos aquellos interesados a redactar un
cuento respecto al tema del hambre o la desnutrición. Los 15 (quince)
mejores cuentos serán premiados con la publicación de su obra y con un
reconocimiento económico. 10 (diez) cuentos más podrán recibir mención
honorífica y ser premiados con la publicación.

Bases del concurso:

1 Podrán participar en este concurso escritores vivos de cualquier
nacionalidad, mayores de 18 años, que presenten obras originales e inéditas
que traten del problema del hambre, la desnutrición o la pobreza extrema.
Los menores de edad podrán participar con una autorización escrita de sus
padres o tutores.

2 Cada cuento o narración debe ser INÉDITO y presentarse anexando una nota
con nombre y apellido del autor como así también su domicilio, correo
electrónico y teléfono.

3 Se otorgarán cinco premios de 2.000 USD (dos mil dólares) a los mejores
cuentos y 10 (diez) menciones honoríficas de 500 USD (quinientos dólares
americanos). Estos quince cuentos serán publicados en un libro. En caso de
que la calidad de los cuentos lo amerite, hasta un total de 10 (diez)
cuentos más podrán ser reconocidos con una mención e incluidos en el libro.

4 El concurso no podrá ser declarado desierto.

5 El jurado estará integrado por personalidades del ámbito de la cultura y
miembros de la Organización de las Naciones Unidas para la Agricultura y la
Alimentación (FAO).

6 El jurado emitirá su decisión sobre los cuentos seleccionados y su fallo
es inapelable. Cualquier situación no especificada en estas bases será
resuelta por el jurado.

7 El otorgamiento del premio y/o mención de reconocimiento establecidos en
este concurso implica, sin necesidad de declaración alguna por parte del
autor, el reconocimiento del derecho exclusivo a favor de la FAO para
reproducir, traducir y difundir, en todo el mundo y por cualquier medio, la
obra galardonada. Los derechos reconocidos a FAO comprenden todas las
modalidades de edición y reproducción de los textos premiados. Asiste
igualmente a FAO el derecho de traducción, reproducción y difusión en otros
idiomas distintos de aquel en el que esté escrito.

8 Los originales se recibirán entre el 05 de mayo y el 30 de junio de 2008.
Todas las obras deberán ser enviadas, de preferencia, por correo electrónico
a RLC-iniciativa@fao.org. Para aquellos que lo prefieran, pueden ser
enviadas tres (3) copias impresas incluyendo un CD con el archivo en Word
por correo a:
Iniciativa América Latina y Caribe sin Hambre
Concurso “des-Contar el hambre”
Oficina Regional de FAO
Dag Hammarskjöld 3241, Vitacura, Santiago de Chile, República de Chile.
Teléfono: (56 2) 337 2100

9 Los cuentos participantes habrán de estar escritos en castellano, inglés,
francés o portugués y su extensión no debe ser inferior a las 2 (dos)
páginas ni superior a 7 (siete), en papel tamaño carta, claramente
mecanografiadas a doble espacio y en una sola de sus caras. Se sugiere el
tipo de letra Arial, en tamaño 12.

10 La presentación de una obra en este concurso implica la aceptación, por
parte del autor, de las presentes bases.

11 No se realizará la devolución de los originales y el disquete
presentados.

Para más información visite nuestra página web:
http://www.rlc.fao.org/iniciativa/cuentos.htm


Para más información:
Juan Carlos García Cebolla, Teléfono (56 2) 337 2257, e-mail:
juan.garciacebolla@fao.org
José Luis Vivero, teléfono (56 2) 337 2328, e-mail: joseluis.vivero@fao.org
Andrés Pascoe, teléfono (56 2) 337 2341, e-mail: andres.pascoe@fao.org
También se sugiere consultar la siguiente dirección de Internet:
http://www.rlc.fao.org/iniciativa

domingo, 11 de maio de 2008

domingo





Ser filha de minha Mãe, Terezinha do Menino Jesus, foi um grande presente do céu.meu pai, aos vinte-e-cinco anos, casou-se com menina de quinze.E teve esposa ciança para o resto de suas vidas.de acidente, ela se foi , sete meses antes de complementarem cinquebnta anos de casados.Muito sábia na maturidade, jamais deixou porém que a menina dentro dela adormec esse.Contava que adorou a primogênita-eu- ser uma garota, porque assim , poderia continuar brincando de casinha.E o fez.Ensinou-me tudo sobre o mundo mágico da miniatura.Construía móveis de caixas de fósforos, caminhas de caixetas, jogos de café e água com tampinhas de dentifrícios, boizinhos de xuxus pequenos, era de uma criatividade ímpar.Minhas casinhas de boneca eram completas.Meu pai entrava no embalo, pois aos dez anos, ganhei dele um rádio, montado por ele, que era uma mansão.E ali, os moveizinhos, quadros emoldurados, micro-vasos de flores,mini-tapetes
.Eu lavantava a cortina e, para pasmo de minhas amigas de queixo caído, lá estava o dial,e a música nos envolvia...
Caçula de dezenove filhos de meus avós Luiz Máximo-o poeta e jornalista- e Teófila Theonila, já nasceu com a mãe velha.Para os padrões da época.E embranqecera a cabeça de fazendeira mimada casada com político,poeta e apreciados do belo sexo, aos 23 anos.Acho que foi aí, que virou santa em vida.Jamais reclamava, jamais falava alto.Morreu ciom quase cem anos e por vovô haver sido atropelado aos 83 anos, esperou por um bom tempo o reencontro com ele, por quem nutria uma grande paixão.
mamãe era exuberante, sorriso fácil, enfermeira, dedicada á obstetrícia, dedo-verde, salvadora e criadora de animais.Criou de tudo:porquinho na mamadeira, cágados e tartarugas, tucanos, preás, pacas, cotias, onça, macacos, além dos mais domésticos.

Coloquei em seu memorial que ela gostava de pedras, pássaros ,flores.Seu gostar envolvia um grande senso de novidade em tudo:olhar de triagem , era capaz de abaixar-se centenas de vezes em uma praia, para catar tesouros vindos do mar, dos búzios mais comuns, a algas,ouriços, pedaços de corais . Mesmo morando em cidade litorânea, jamais se acostumava à beleza, sempre encantada com a coisas simples da natureza.Boa de forno e fogão.Receber visitas, um prazer.Em 2006, tiramos uma foto dela com dezessete netos, ao longo da escadaria. Se os visitantes de férias iam à praia, ia junto.Depois é que, ao chegar, pilotava a refeição.Conhecia o segredo da multiplicação de tudo.Haja bolos ,rocamboles, bolinhos, ensopados, macarronadas, lasanhas, quibes,sopas nutritivas...Nós, quando jovens, depois da aula, jamais nos demos conta de que éramos cinco-depois seis, com nosso maninho Down que foi seu grande companheirinho até que ela partiu- e que levávamos tantas pessoas á nossa mesa.Amigos, namorados, a adoravam.
Com meu pai, viajou bastante,depois foi morar na fronteira com a Colômbia,em Japurá e também na Ilha de Fernando de Noronha - de onde viemos para Minas Gerais, quando eu estava com seis anos.Adotou crianças, foi comadre de centenas e fez muitos partos, com o maior prazer.
Sempre temi que morresse em alto mar, pois nada lonjuras, para voltar na prancha dos netos, ou no barco dos pescadores, com o maior peixe pescado.Com mais de seis décadas, poderia ter cãimbras ou cansar-se.Mas as coisas acontecem ,muitas vezes, de forma inesperada.Morreu na estrada, chão seco e a voz do policial a dizer que "o corpo" estava no chão...Que corpo? Era a minha mãe!
Mas no velório, linda, linda, aprecia dornmir.Prefiro pensar que adormeceu com a netinha nos braços e acordou entre os anjos e entes queridos.
passei a noite vendo, qual num filme, muitos episódios dessa mulher de grande alma.

Nas fotos uma, em Belém do Pará, já grávida de minha irmã Cleone, vestido godê estampado,fita no cabelo,comigo de chapeuzinho crochetado por ela,meias idem:aos dois anos, portanto em 1949.A amiga do lado depois amadrinhou minha mana.
E na outra, as três gerações, vovó Teó, mamãe e eu.

Não é um dia diferente dos demais, porque todos os dias, acordo e vejo o seu retrato, bem à minha frente.E o de D.Didi, uma mãezinha emprestada pela vida,poeta e ceramista, agora com 93 anos-e que já perdeu três de seus quatro filhos.

Mas minha alma canta, em homenagem a todas às mães do Mundo: elas formam a casta do precioso amor incondicional.Ele existe, através de seu exemplo...

Meus filhos já estiveram aqui, com presentes e carinhos.Queriam levar-me para festejar , mas preferi ficar por aqui:ontem , os cãezinhos correram e me derrubaram.E estou meio dolorido.Mas quem disse que estou sozinha?
As lembranças e os entes queridos fazem-me companhia.Sinto a palma da mão materna de encontro á minha e sei que está por aqui...

sábado, 10 de maio de 2008

CLAUDIO AUGUSTO DE MIRANDA SÁ -Memorial




Na foto, em 1978, meu filho Alessandro aniversariava e ele , numa foto, conversa, com a filhinha Íris ao colo, com meu mano o artista plástico Nildo Pessoa.Em primeiro plano, à esquerda, com um vestido azul listrado, minha mãezinha Terezinha do Menino Jesus (em outra dimensão, desde 1996), com suas amigas.

Noutra, Caludio diverte-se com a soltura dos balões.
Meu filho Allez Pessoa, músico e webdesigmer, hoje,o destacou a cores e colocou versos de sua autoria .

POEMA PARA CLAUDIO(*)

A risada exuberante, os gestos largos,
a singularidade tantas vezes incompreendida...
Lembro tua bondade, tua arte, tuas palavras.
A maneira como declamavas sore as mãos de Cristo.
O olhar fixo, leonino, apesar de seres manso.
Ainda te vejo , em pé, quase dois metros de altura,
a puxar aplausos em teatros,festivais...
As mãos imensas, teu coração também.
Os cartões enviados de muitos países da América latina.
Uma palavra ou duas, para não comprometer-me,
naqueles loucos anos de chumbo.
O senso de humor, a ironia fina, a chama violeta,
os olhos azul-esverdeados, a barba
que ocultava um rosto de menino.
O amor por tua mãe, a revolta com um mundo sem Paz.
Vestido de branco, atravessaste décadas,
cabelos longos
-e quando novo, uma aura de luz os circundava.
alcançaste o Novo Milêncio e o deixaste para nós.

Deves estar a rir com os anjos, talvez a reclamar
com teu anjo da guarda
que te deixou morrer sozinho em casa vazia.
Logo tu, que amavas uma boa companhia...

Paz e luz, meu velho amigo amado.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

(*) Claudio Augusto de Miranda Sá, filho de Luiz Salvador de Miranda Sá e Enedy (Odette )de Miranda Sá.
Nascido em 22/08, na décado de 40
Partiu para outra dimensão em 08/12/2007.Em Juisz de Fora, MG.
Artista plástico, poeta.
Massoterapeuta oriental.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

MADRE, Alberto Peyrano e eu.



Imagem:A jornalista Luciana Campos e sua filhinha Luiza, que foi com ela ,gestante,às aulas todos os dias, dentro do ventre , sem perder uma - e por isso, com um ou dois meses de idade, na formatura da mãe, foi homenageada pela FUMEC:o Magnífico Reitor interrompeu o cerimonial e o rostinho do bebê foi mostrado no telão.Depois, a linda maezinha (que foi a juramentista da turma) e ela .Eu estava lá e fiquei de tal forma tocada, que escrevi "A Estrela de Luiza", uma de minhas crônicas mais lida.Nesta foto, minha homenagem a essa mãezinha corajosa.



O amigo Alberto Peyrano transmitiu-me o recado de Matty, da Poente da Amizade (El Puente de la Amistad),onde pede um acróstico para Mês das Mães, "MADRE".Escrevi um imediatamente, mandei a seguir,mas , na última letra "E", escrevi em...português, era o "y" .
Alberto trocou para "Esos",segundo ele, "pronome referido aos gestos maternos do verso anterior)".Obviamente esse e outros toques de Mestre, tornaram o pomemto bem melhor.Eis a versão de Alberto:


Momentos llenos de Gracia, grano a grano,
Amor fecundo e incondicional, a cada instante,
Dedicación a toda prueba, sacrifícios en la mano.
Reflejan los gestos maternos, miel y sal,
Esos que necesitamos siempre devolver desbordados...

E meu anterior (em "portuñol):

Amor de Mãe e filhos


Momentos llenos de Gracias,grano a grano,
Amor fecundo y incondiconal, a cada instante,
Dedicacion a toda proba, sacrifícios en la mano.
Reflecten los gestos maternos,miel y sal,
E que necesitamos siempre devolver desbordados...

Clevane Pessoa de Araújo, afiliada a El Puente de la Amistad,
Poeta Honoris Causa pelo CBLP, Embaixadora Universal da Paz (Cercle de les Embassadeurs de la Paix, Genebra, Suiça) , Cônsuil Z-C de Poetas del Mundo,Diretora regional do InBrasCi (*)em Belo Horizonte.

(*) Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais.


Mas o solidário poeta, escreveu, antes:"Olá querida amiga. Teu acróstico é muito lindo Clevane. Adorei!
Fiz umas pequenas correições(*), assim e te explico as mesmas. Agora mando para a Matty"...
Encanta-me essa delicadeza toda.E,penhorada, agradeço.Essa troca é riquíssima para mim.De vez em quando, versos para o portugu~es poemas de amigos latino-americanos.E, claro, é bem mais mais fácil.

Clevane

(*)correções.

O acróstico fora-lhe encaminhado com essse recado meu:

Alberto:

Bom dia.

Leve frio e manha dourada, na capital mineira.

Eis o acrótico.Espero que meu "portuñol "esteja correto.Caso queiras sugerir alguma mudança, não te acanhes.Meu espanhol anda enfurrajado à falta de ter com quem treinar.
Obrigada por enviar-me o pelo convite da Matty.Não o recebi pela Ponte da Amizade.Vejo que , mesmo afastado do cargo (*),nesse grupo, continuas o solidário de sempre.
Abraços para vocês e diga-lhes que quando for publicado, envie-me.

Carinho fraternal:
Clevane

(*) Por motivos de trabalhos outros, Alberto solicitou o afastamento do cargo de divulgador da ponte da Amizade, mas continua coinosco.Lembra-me o lema do Movimento Cultural aBrace,que represento na capital mineira.

"Solidariedade entre Cridores"

domingo, 4 de maio de 2008

O Balão Amarelo, Clevane Pessoa

O BALÃO AMARELO

Pelas ruas empoeiradas no calor intenso, o menininho caminha com sua mãe. De vez em quando, ela sacode mãozinha firmemente encaixada na sua.
– Anda Zezinho!
Ele se esforça, mas é difícil acompanhar a mulher, no seu passo rápido e decidido. As pernas da criança são finas, a barriguinha estufada, os cabelos ressecados, espetados e quase sem cor definida.
– Ele está desnutrido, mãe, afirma a pediatra do posto onde o levou ontem, depois que ele passara a noite quase morrendo sem ar, numa crise de “laringite estridulosa “ que nome, mas o guardara porque a médica chamou um acadêmico e usando o corpinho exausto, dera toda uma aula à sua frente.
– Tome essas amostras grátis, mas cada caixa tem apenas três comprimidos, essas duas dão seis, e ele vai tomar três ao dia, de oito em oito horas.
A pediatra escreveu numa das caixinhas a posologia, passou com cuidado as cartelas metálicas para ela, amassou cansadamente, as duas outras, com o pé calçado no mocassim branco repintado dezenas de vezes, meio cambaio pelos pés inchados, fez um carinho no rostinho sofrido do meninozinho, piscou para ele um dos olhos edemaciados, e sorriu um sorriso de canoa, que iluminou, por momentos seu semblante em “moon face” e passou para ele um balão, já cheio, que fazia a enfermeira encher tão logo chegava. Uma espécie de mágica, doada por laboratórios-e quando não recebia os envelopes plásticos com as coloridas promessas, abria a bolsa, catava as moedas e pedia à Tetê, sempre bonachona, que fosse à papelaria na esquina e trouxesse uns.
Os balões faziam choros se trancarem, lágrimas pararem de escorrer, distraía os pequenos enquanto ela conversava com os acompanhantes, quase sempre as mães, as avós, às vezes uma vizinha.Muito poucas vezes, os pais, mas com essa leva de desempregados, agora mais homens traziam os filhos à consulta, a maioria parecendo constrangida ou excessivamente simpática:mesmo a médica sofrendo de insuficiência renal, o azul dos olhos, as roupas brancas eram um oásis no cotidiano daqueles homens...
A mãe do menininho foi embora com ele, depois que a injeção foi-lhe aplicada, fazendo-o chorar baixinho. Apressada. Sem dinheiro, ia rasgar a receita, mas pensou que talvez pudesse usá-la para obter algum e comprar a pinga. A água ardente, aguardente. Que descia queimando, agitava o estômago, mas a deixava sem fome, sobrando uns trocados para comprar chips para o filho. Ele gostava, parecia que era muito, ele brincava com uns discos pequenos que vinham de brinde e depois que ele dormia, ela juntava a outros e depois a vendê-los ao moço do violão, que fazia artesanato e vendia na porta da igreja .
Ele lixava pacientemente no chão áspero, dando-lhe uma forma de gota e depois pintava com esmalte de unhas. Transformava em palhetas, que vendia ou usava. Uma vez ela achou numa lixeira um pacotinho de lixas de unha, que levou para ele. O moço disse que não podia comprar, então ela lhe fez o presente.Ele ficou tão alegre, quanto se houvesse ganho um relógio.
– Diacho, como vou dar esse remédio na hora certa, se não tenho relógio?
A mãe olhou o pequeno. Estava sonolento, mas precisavam andar.
Ela sentou-o na beirada de um laguinho que havia na praça e com um lenço de cabelo esfarrapado, que molhou na água parada, limpou o rostinho da criança. O garotinho sentiu o hálito sempre mesclado ao álcool, que sua mãe exalava. Era a sua identidade. Ele aspirou e se encolheu, num calafrio. A sensação, para ele, era boa. A mulher, após o primeiro gole, deixava o segundo na boca e depois bochechava, para limpar os dentes. Por isso, mesmo que ainda não houvesse bebido, rescendia à cana. E ainda porque algumas vezes, a mão trêmula deixava cair a bebida nas roupas rotas.
Penteou os ralos cabelos cor-de-nada do garoto com os dedos frementes.
Abriu a sacola de nylon, dessas de feira onde carregava todos os seus pertences, achada num terreno baldio, onde se refugiara com o Zezinho quando fugira do marido. Ele era um traficante de menor escalão, que traficava drogas para um médio, que, por sua vez, traficava para um chefão... Numa noite, levantou-se para beber água e o ouviu combinado com um adolescente que era seu cão de guarda:
– Amanhã, tu entra aqui depois que os meninos forem para a escola. Passa fogo. Eu preciso trazer para cá a Manu, mas não posso dispensar a Jaca assim , sem mais nem menos, meu irmão. Ela sabe demais... O rapazinho, a quem ela se afeiçoara, quase um irmão, pau para toda obra, que morava no quartinho dos fundos, naquela casa onde ela pensava que era feliz, cuidando dos filhos, cozinhando, lavando, passando...
– Queima de arquivo, meu, sei comé...
– Queima de artigo, cara; tá véia e esmagrecida. Nem se compara à Manu.
Jaqueline era seu nome, mas ele, numa cruel gozação, a chamava de Jaca, Jacaré, no princío até achava graça, pensava que era por causa de seus dentes grandes e brancos, mas no último churrasco, a tal da Manu, a interpelara numa gozação cruel:
– Como é, Jaca, tu não vai deixar meu nego em paz não?
Jaqueline ficou assustada demais com a morte, encomendada. Só pensava no Zezinho. Para a escola, iam os quatro maiores. O caçula ficava com ela. Poderia ser morto.Rolava na cama, vespas a zumbir na cabeça atormentada. Não tinha família em Belo Horizonte. Todos moravam pra lá de Piau, num sítio. Não tivera tempo de fazer amigos, tanto serviço havia em casa, o marido exigente, dava-lhe safanões por qualquer coisa-o que era normal, homem é assim mesmo, consolava-se. E para evitar as agressões, corria para todo lado, além de se esforçar para que os filhos fizessem as tarefas escolares, sabendo tão pouco... De repente, o marido começou a trazer muita carne, andar bem vestido, chegou uma dia, com um carro, sabia lá de que marca, pois nunca chegara perto. Mais trabalho, roupa boa para lavar e passar e no dia em que derrubou o perfume dele, levou um tapa que a deixou bicuda por dias... Precisava fugir, mas como, para onde?
Virava-se na cama, quando sentiu o peso do Osvaldo na cama. Deitou-se e virou para ela. A mão de sempre a alcançou. Levantou a camisola de flanela gasta e colocou as pernas magras da mulher sobre os ombros. Sem uma palavra, com a violência de sempre. Ela sempre achara que o bicho-homem é assim mesmo. Beijos, palavras doces, carinhos, coisa de artista na Tv. Representação. No cotidiano, a mulher é usada. A perseguida é penetrada, as mordidas são as carícias. A ejaculação, um alívio: acabou, posso dormir... Mas dessa vez, lutou um pouco, enrijecendo-se .A vagina sempre elástica, cerrou-se. Dispaurenia. Gemeu de dor. Ele não ligou: forçou-a como pôde e terminou ali, no intróito mesmo.
Ela teve ódio, pela primeira vez.Ia mandar matá-la e a tomava como a um animal. As lágrimas caíram, mas mordeu os lençóis para não fazer barulho. Assim que o marido dormiu, levantou-se, calçando as chinelas de plástico ao pé da cama. Foi ao quarto onde os meninos dormiam, dois a dois. Apanhou Zezinho e saiu em disparada para a noite misteriosa.
Conheceu então o que é não ter um teto. Descansar em bancos de praça, pedir esmola em escadaria, ser escorraçada pelos mendigos de ponto certo, querer ir ao banheiro e entrar num bar imundo, comprar um pacote de chips para o pequeno, e enquanto ele esperava, ia usar o mictório. Menstruada, catava papel até juntar um chumaço e ia colocar, tremendo. Se havia água, lavava os genitais, o rosto, braços e pernas. Banho de gato, pensava, ouvindo a voz da avó usar essa expressão. Cansou de roubar aquela preciosidade, quando encontrava:papel higiênico. As regras pararam de vir depois que ficou muito desnutrida, quando tomava quase somente a pinga. No começo, andara pedindo emprego. No máximo, ganhava umas roupas, bananas para o filho, biscoitos velhos. Raramente um prato de comida. Ninguém queria uma empregada desconhecida, caquética e ainda por cima com o menino de nariz sempre escorrendo. Ele crescia assim, dormia no ninho dos braços maternos, comia chips, ganhava umas coisas que o encantavam. Naquele momento, o balão amarelo, que desafiava o azul do céu, quando ele olhava para cima , um prazer enorme. O barbante fino firmemente preso à mãozinha suada.
Então, na praça onde dormiam, às vezes, a mãe o sentou num banco e lhe disse muitas coisas .Que estava fraca. Que não tinha dinheiro. Que ele ia ficar em uma casa onde havia muita comida. Que quando perguntasse sua idade, dissesse que tinha cinco anos. Ele tem seis, mas é tão magrinho e pequeno, que vão pensar ser mais novo. Têm mais pena dos pequenininhos, a mãe revela. A tudo que perguntarem, ele deve dar um sorriso antes de responder. O sorriso dele era lindo, parecido com o da mãe que já não sabia sorrir. Que dissesse que a mãe morreu, ou sumiu. Melhor sumiu, pois um dia poderá voltar e decerto vão tratar melhor o filho, por isso.
Havia reparado numa casa onde morava um casal de idade, que passeava ali, de vez em quando, com um poodle. Tratariam bem seu menininho.
Treina um pouco com Zezinho o sorriso, as respostas. Atravessa a praça. Ele, amedrontada, não diz nada. Somente os olhinhos de jabuticaba estão úmidos.
Uma empregada gordinha e alegre vem atender. A mulher usa sua voz mais educada. Explica que havia chegado da roça, que lhe roubaram tudo quando saiu da rodoviária - uma das histórias urbanas mais comuns, que sempre ouvira na roça ou ali mesmo, da população rua. Pede, então, um pouco de água e pergunta se tinham algo para o menino comer.
Assim que a serviçal se retira dizendo que vai falar com a patroa, agarra-se ao filho, as lágrimas lembrando-se que estavam ali, para a dor. Repete ao garoto que deve sorrir... Ele a olha calado, o coraçãozinho bate qual o de uma avezinha assustada.Ela vai até ao portão, mas volta, abre a bolsa, pega a receita dobrada, coloca-a no bolso da camisa azul desbotada do filho. Abraça-o novamente, chorando.
Assim que ela sai correndo, o garoto vai atrás. Chama-a, em prantos. A mãe lhe foge... O barbante escorrega de sua mão e o balão foge, também. Abre um berreiro.
A empregada chega com a água e um prato cheio de comida e olha espantada o menininho magricela, desnutrido, tornado feio. Não sorridente, conforme as recomendações, mas num pranto sentido, a campânula avermelhada e inchada aparecendo pela boca escancarada, a camisetinha encharcada de lágrimas. Pergunta-lhe pela mãe, quando esta volta correndo. A gaguejar, explica que correra atrás do balão, agradece o prato de comida, a água. O menino agarra-se às suas pernas, suja de ranho o vestido materno, feliz da vida...
Estavam comendo no banco da praça, o balão amarrado na alça da bolsa, ambos exaustos pelo pequeno grande milagre, quando a moça de uniforme abriu o portão da casa e veio até eles. Explicou que estavam precisando de alguém para cuidar do cachorro, das flores e do quintal. Que a mulher poderia morar como filho num quartinho independente, perto da lavanderia. Que fossem conhecer dona Rita, uma mulher muito boa, mas muito boa mesmo...
Da janela de seu quarto, a senhora idosa acompanhara e compreendera o drama que se desenrolara à porta de sua casa. E inventara aquele trabalho extra.
Agora, mãe e filho têm teto e são felizes, anos depois. Todos os dias, a mãe leva o menino à escolinha. Não raro, ele carrega, orgulhosos um balão, que sempre quer amarelo, embora às vezes, possa ser azul ou vermelho, das outras cores que sobram no pacote.... O casal idoso tem muito carinho por ele, agora forte e corado, que vai com eles e um poodle à praça, enquanto o olhar materno os alcança do jardim bem cuidado. O poodle é outro, a vida é outra. O sorriso voltou aos dois rostos, tão parecidos. O menino e sua mãe. Acima deles, o sol portátil, cheio de ar, paira e dança a dança da simplicidade. Ficou muito simples serem felizes e bem alimentados, agora...

Clevane Pessoa Araújo Lopes

2 º lugar no Concurso de Ipatinga 2006, 6º Concurso Estadual de Contos, realizado pelo Clube de Escritores de Ipatinga - CEI, MG.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Alada, Conversinha Dentro do Coração



De meu Blog "Clevane de Asas":

Alada

En mis momentos de Paz interior
en mis sentidos
Yo soy el Fénix,
eternamente glorioso
y triunfante pájaro...
Mi inspiración,
en tonos primitivos
evoca los ángeles de la Alegria,
manteniendome radiante
a pesar de la noche enmarañada
en enredados enre(de)dos...

Para inspirarte, también deseo
vuelos impecables.
Quiça bailarei
la danza de la luz del fuego,
en el arco del cielo...
Somos indestructibles
a pesar de alas tan finas,
sutiles y tranparentes
pero energizadas...

(Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, em 23/12/2004)

posted by Clevane Pessoa de Araújo Lopes | 20:37



Mãe (Conversinha dentro do Coração)

Que bom você ter sido
Mestra-irmã,além de "mãe",
companheira dos brinquedos de casinha,
das brincadeiras de roda,
passar anel,pular amarelinha,
jogar "Três Marias",
nunca exigir nenhum serviço de casa,mas ensinando todos, com refinado
senso de gênero...
Os segredinhos de beleza,
as injeções com mão leve e firme,
o ser eterna amiga,
a companheira de tudo mais...
obrigada por acompanhar-me quando eu fazia
entrevistas,por repassar-me sua coragem de ser,
por ter diluído minha timidez
de nascença.
na sua intrepidez...
Mãe,obrigada por tudo,
por esconder meus segredos,
por alisar os meus dedos,
por enfeitar-te para a Vida...

Mas o que mais agradeço
é ter-me ensinado a ser Mãe,
assim,a seu jeito,dessa maneira...
E mesmo hoje em outra dimensão,
-desculpe a rima simples-
você mora no espaço de meu coração,
todos os dias,em todos os momentos,em qualquer lugar...
E continua segurando a minha mão...

(Belo Horizonte,em 30 de Abril
para o Dia das Mães de Maio/2006)

posted by Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Fonte:http://clevanedeasas.blogspot.com/2006_05_01_archive.html