domingo, 13 de abril de 2008

Loren

25/06/2007 13h15
Marcelo Dolabela:"Loren Ipsus"
A imagem ao lado é de um dos livros de Marcelo Dolabela, cito nessa crônica/release.



Venho de reler "Lorem Ipsus , trazido pelo meu filho contrabaixista Allez pessoa, que muito admira o autor, Marcelo Dolabela,mineiro.Trata-se do segundo volume -já em sétima edição , de sua tetralogia Minimemória (*).



A capa ,verde, de bom gosto ,é um projeto de Glória Campos e Clô Paoliello.
Na contracapa, o poeta diz não haver ali reunido nem "os melhores, nem os mais siginificativos poemas" escritos em três décadas."Reli-me", é seu confiteor do que chama ser "auto-editor", tarefa a que se propôe, certamente se reencontrando e em processo poético de ecmnésia, algo que sempre exerceu sobre mim , um deslumbramento, a partir das aulas em meu curso de Psicologia; a pessoa vê flashs de si e seu existir,quando está quase à morte.Aqui, na filosofia indiana, qual Shiva, a destruir para construir :fases de poesia que se vão , mas deixam folhas ao solo para que possam acontecer todos os ciclos de alimento, refecundação, eclodir de sementes, renascimento do reflorestar-se.Assim , o poeta, herdeiro de si próprio, bebe-se , retroalimenta-se e é.Sua essência, a mesma.Mas novos verdes e espécies surgirão de sua terra, enquanto propícia à inspiração.Marcelo Dolabela, ao meu olhar, é autofecundante.

Quando Alessandro era um músico adolescente, comprei para presenteá-lo o "ABZ do Rock Brasileiro", livro publicado em 1987,quando morávamos em Belém , no
Pará.Eu viera a Belo horizonte e achei interessante a pesquisa, a capa.Esse livro sempre andou pela estante de meu filho e os amigos músicos pesquisavam nomes a dar em suas novas bandas, já existiam.Ali.

Retornamos a Minas em 1990, mas não me envolvi muito com meios literários, o que fizera intensamente nos Anos 60/70, quando morava em Juiz de Fora.Psicóloga do ex-INAMPS, fui lotada no HJK (Hospital Júlia Kubitscheck), onde entreguei a alma ao programa de Atenção Integral ao Adolescente,que eu desenvolvera em S.Luiz,no Maranhão e depois em Belém.Faltava tempo, embora eu escrevesse em todas as brechas.Ah,isso lembra o nome "Lorem Ipsus", aquilo que se escreve continuamente,em publicidade, preencehendo o que será, ou seja , os espaços em branco mais tarde tomados pela criação definitiva.Acho esse título, um achado, pois a ars publicitária é muito similar à poesia, numa espécie de poética urbana onde a cor e a forma, usadas como atrativo,fazem mix com a palavra - essa, às vezes sutil ou aletoriamente, despreocupadamente filada aos autores literários , mas também sob o uso de citações ;quem não se lembra da antiga propaganda de caneta onde a caligrafia de Drummond era mostrada ("Amor, o perdido/deixa confundido /esse coração/Nada pode o olvido/contra o sem sentido/apelo do não/As coisas tangíveis/tornmam-se insensíveis /á palma da mão/Mas as coisas findas/ muito mais que lindas/essas, ficarão")? .Eu era mocinha quando li esses versos e os decorei, pois a rima em "ão", humildemente usada pelo grande poeta, cola-se à memória facilmente.
No Brasil, caiu em desuso fazer alunos decorarem e dizerem poesia,uma pena.

Bem, vocês , mais de noventa mil que vêm lendo esse blog, terão visto que Marcelo Dolabela é um dos co-autores de DEZFACES, revista literária que anda acontecendo aqui na capital mineira, assim qual o Camilo Lara.

Um dia lerei e comentarei a tetralogia desse prolífero e aurífero autor:tudo publicado, tudo degustado.Um dia...

Agora, vou ater-me, depois de atar-me a ele, ao Lorem Ipsis.

O livro é dividido em "Toda Limalha',"Terradevastadense","Família Monstro",Filia de Fobia",Luta Armada',"Tangerina","Alergia'"Rock Around", Pólvora digital, e depois ainda, um "Suplemento à 5a edição + Alguns Poemas".

Aos comentários sobre seus textos, chama de "Desfortuna Crítica', quem mandou o ouro de suas opiniões, entenda.

Na primeira parte, em Samba de Vanguarda, pede a bênção, ele, "radical do traço",conforme se auto-intitula,um "poeta e dadámídia, o pop mais dadá de beagá, /na linha direta de Rimbaud"(...), a uma plêiade de outros nomes de tirar fôlego- e que traduz a elasticidade da dimensão de seu conehcimento, ele que costura/descostura versos a a partir das mitolias universais e usa a run-way da modernidade milenar, para apresentar sua verve.

Em todo o livro, às vezes pressente-se ou sabe-se a sair do inferno, talvez não o dantesco, mas o pessoal.E dele ,"sem algo sem sal sem pão", ou seja, na fome contínua da forma e da beleza,talvez da completude amorosa, é que entra e sai das chamas.Novamente, aí, qual Shiva, mas quando as cinzas esfriam , é Phoenix - e ele que me perdoe por essa imagem tão usada, ele que é singular dos dentes ao sabre da personalidade de bardo.



Há sonetos de cunho e cunha moderna.Sem rimas, e tão fortes e belos, que deveriam ser cartões de colecionador.Quando um deles não se possuísse, fosse preciso sair para trocar, comprar, conseguir.

Há às vezes um lirismo mesclado ao simbolismo, mas não intencional;apenas lira a en/cantar os lupus do tempo a uivar para uma lua de conhaque, pelo menos, cor de.Acorde, cordis:

"Teu corpo sem nome se desloca na paisagem
segue sem beleza na cornucópia do silêncio
sem beleza na amorfa essência
sem beleza na sisudez do existente."(...)

Qaundo Lila Miccolis esteve aqui, dia 18/06, na feira do livro, ele foi um dos autores que o entrevistador,Régis, convidou para elaborar perguntas à "Pequena Notável".Em determinada resposta, ela confessa que gosta muito de Poesia Visual.Marcelo também é criador de poesia visual.

E transpõe, para a última página desse livro do qual falarei em comboio -até chegar ao carro-chefe -qual carregador em dia de mudança a transportar cuidadosamente a peça mais delicada ,esse achado :

"primeira poesia do ano
escrever
com a borracha"

Sabedoria pura, que somente a maturidade revelaria.Mas também humildade em meio à grandeza.A metáfora da borracha faz um paralelelismo implícito com a metonímia dessa chave de ouro...


N:E conclui o volume a falar de sua maxivida, à qual chama "Minivida"...

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Poeta Honoris Causa ,para oito países Lusófonos, pelo Clube Brasileiro de Língua Portuguesa.

3 comentários:

Anônimo disse...

[COLOR="Red"][B]Click on the pictures to view in full size[/B][/COLOR]

[URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=12779][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/media/32/Asin-80.jpg[/IMG][/URL]

[URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=7237][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/media/32/Asin-71.jpg[/IMG][/URL]


[url=http://www.wallpaperhungama.in/cat-Asin-32.htm][b]Asin Hot Wallpapers[/b][/url]

Photo gallery at t WallpaperHungama.in is dedicated to Asin Pictures. Click on the thumbnails for enlarged Asin pictures, exclusive photographs and debarring photos. Also after exposed other Pictures Gallery through despite Squeaky distinction and Superior Resolution twin scans, talking picture captures, movie promos, wallpapers, hollywood & bollywood pictures, photos of actresses and celebrities

Anônimo disse...

hey


just signed up and wanted to say hello while I read through the posts


hopefully this is just what im looking for looks like i have a lot to read.

Anônimo disse...

So I went ahead and splurged -- bought myself a [url=http://www.ordio.com.au/products/Fatman-iTube-452-with-ValveDock.html]Fatman iTube 452[/url] and I've gotta tell ya I am an extremely happy customer. I actually listened to one at a friend's house several months ago and just couldn't get that music out of my head because it impressed the heck out of me. I searched online everywhere I could think of for a great deal and finally found it at [url=http://www.ordio.com.au]Ordio[/url] in Westfield Bondi Junction. I rang them first and asked every question I could think of and everything was answered to my satisfaction so I went ahead and bought it. Shipping was surprisingly fast. Everything was as it should be. I'm pretty darn happy and I'm playing it right now. Not sure if they dispatch outside of Australia but you won't be sorry if they do.

Very cool...

Pauly