sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

As pessoas passam- a arte e as letras sobrevivem


Opinião

As pessoas passam, a arte e as letras sobrevivem!


Clevane Pessoa de Araújo Lopes



Prezada Governadora do InBrasCi em Minas Gerais, na histórica cidade de Mariana, a Primaz de Minas, Andréia Donadon Leal:


Muito grata pelos repasses e andamento da questão. Envio todas para Flávia Vivacqua, artista plástica, que coordena o Grupo "Coro Coletivo", na Internet, razão pela qual a Leci pensou ser "Coral musical", presumo. O "Coro Coletivo” reúne artistas e poetas de vários segmentos - conforme várias vezes, envio as ações criativas dos membros do grupo, para você, posto em meu blog, etc. Essas ações, performances, apresentações, mostras, lançamentos, etc, podem ser nacionais ou internacionais que merecem, da mesma forma, nosso olhar.
Já é tempo do Brasil ser mais conhecido lá fora, no campo artístico-literário, mas não apenas pela divulgação precária da mídia - que privilegia geralmente quem já é famoso (quantas vezes, após a fama no Exterior) Fico, Andréia, gratificada, quando sei que seus quadros, assinados como "Déia Leal", já lograram classificação importante em certames internacionais, qual o de Granada, na Espanha, ou na Itália, quando você representou a mulher artista brasileira, participaram de mostras itinerantes e que você recebe medalhas, congratulações, convites, por representar essencialmente, o movimento Aldravista, que privilegia a Metonímia mais que a Metáfora, esta comumente aplicada à Literatura e às Artes. Mas, pesa-me que a mídia e os órgãos Governamentais não invistam em seu trabalho. Não em ponderarem mais o Aldravismo, mas em o legitimarem como Movimento real, consistente e atual no Brasil. Quando você não conseguiu passagens para ir à Espanha, convidada e premiada, fiquei realmente perplexa, mas o mesmo já me ocorrera quando fui Prêmio Ex-Aeqüo no Algarve, em Portugal, por primeiro lugar de Conto livre. Entendo, Andréia, que o MINC ampliou consideravelmente as possibilidades de Intercâmbio Cultural, entretanto, é preciso uma análise mais acurada das pessoas que se candidatam aos benefícios. Todos merecem, mas cada caso é único. Na questão dos prazos, por exemplo, freqüentemente usados como a desculpa oficial para a não concessão de passagens, deveria, cada solicitação, em particular, passar por um crivo, pois "se" o artista ou o literato, o poeta, representarão seu País, e o resultado ou o convite chegam aqui já vencidos os dias hábeis para a concessão, outros meios hão de haver. Toda regra tem exceções. Em que pese meu amor pelos esportes, o que mais vemos são jogadores irem receber seus títulos... Políticos viajarem... Na questão editorial, quando nos oferecem alguma possibilidade, acenam com algum concurso/premiação, ocorrem as dúvidas tais e quais do último episódio da FUNARTE. Como divulgadoras voluntárias de Cultura, bem sabíamos das dezenas de concorrentes. E o resultado, ao que foi divulgado, saiu em três dias. Quem, em sã consciência, avaliaria tantas propostas? Cartas marcadas? Sabemos também que vários escolhidos são pessoas do Bem, que concorreram normalmente. O que acontece? Um bingo? Uma loteria para alguns, e o privilégio de um artista em detrimento dos demais? É dificílimo (por se tratar de Propriedade Imaterial, ou de conceitos abstratos e ainda, de propostas sobre algo des/conhecido, muitas vezes) sabemos, escolher. Um júri sempre se vê às voltas com o universo imensurável da criatividade. Então, justamente por isso, a abertura dessas avaliações, precisa de um tempo considerável. Seis meses, um ano para visitar, investigar, avaliar, em especial quando há envolvimento social e educativo dos beneficiários, de uma comunidade. Um dos trabalhos mais interessantes que já vi, foi em Belém do Pará, coordenada pela Dra em Hebiatria, Maria da Conceição de Oliveira Costa. Conseguiu verba da Fundação Mac Arthur e tirou da rua as prostitutas mirins, já mães - meninas, que aprenderem a "embonitecer" bonecas velhas e vendê-las e assim, tendo dinheiro para comprar leite para os filhos, não precisavam se prostituir mais. Sim, aqui o parênteses refere-se a artesanato. Mas em sua confecção, muitos artistas acabam por se revelar. E apenas em subdesenvolvimento, "Saúde é sinônimo de doença" (cuidar da saúde + cuidar de doença!). Num sentido lato, oferecer bem estar, cultura e lazer ao povo, é também oferecer SAÚDE.

Há muitos artistas envolvidos em trabalhos assim. Ou seja, vejo duas vertentes: uma, a das Artes de per si, outra a sua significância ampla, da Poiesis, no caso, também em prol dos menos validos, tanto quanto dos artistas. E incomoda-me, Andréia, que a verba tenha de vir de outros países (conforme vi em vários outros Estados), quando conhecemos as falcatruas, o desperdício dos donos dos poderes, os crimes de colarinhos brancos - e de todas as cores - as verbas mal direcionadas, os excessos de políticos que ajudamos a eleger. Por isso, nosso País engatinha e arrasta-se, movido pelo plano de seus cidadãos do Bem - os quais, felizmente, em especial o grupo multidericionado sagrada dos Poetas e dos Artistas, tem uma vontade poderosa e imaculada. Desculpe o desabafo, mas ele precisa ser escrito, antes que eu escreva um Elogio à Desesperança. E apenas para aplaudir seu empenho, a partir de um simples pedido, para que acenasse possibilidade ao Coral de Viena, à boa vontade da Flavia Vivacqua em abrir espaço no Coro Coletivo para, pelo menos, tentarmos um espaço para esses cantores. No entanto, assim quais eles, há milhares de brasileiros bafejados pelos deuses da inspiração, à espera de serem reconhecidos; de uma oportunidade de verba. Quando deveriam estar sendo reverenciados por serem os emissários do Belo. Quantas obras se acumulam em quartos e galpões pequenos, mal ventilados, escuros, à espera de serem mostradas, compradas? Você, enquanto pintora, sabe quanto custa o acrílico, o óleo, e o que dizer dos muitos pobres que não podem comprá-la? Já vi pintores usando borra de café, pétalas de flores, urucum, para obter o milagre da cor e das tonalidades. Mas, não como alternativa; por necessidade. Se esse status quo poderá mudar? Sim, sim e sim. Se não cochilarmos, se gritarmos e cantarmos juntos, nossas necessidades e, sobretudo, se "pagarmos o preço da terna vigilância". Sem liberdade, para expandir-se - e aqui somente me ocorre a velha e gasta imagem - o livre criador de arte e beleza é um pássaro de largas asas, que, além de podadas, ainda estão em gaiola, sem poder voar... Unamo-nos e continuemos a luta pela Esperança, pela Paz e pelos Direitos. Penso em uma "carteira do artista", desde que trabalhei no ex-INAMPS e via que o "segurado" podia ir à farmácia buscar remédios - o que o SUS hoje faz bem. Por que não terem os artistas que, comprovadamente, precisassem, a carteirinha de artista, para poderem ir a um almoxarifado buscar o material, para realizar seu trabalho sem preço?!
Desculpe-me se pareço inflamada. Estou. E espero que me compreenda. Grande e cordial abraço e meus cumprimentos a você, Andréia Donadon (Déia Leal) e a você, Flávia Vivacqua!
As pessoas passam, a arte e as letras sobrevivem!


Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Diretora Regional do InBrasCI em Belo Horizonte, Minas gerais.
Psicóloga
Poeta Honoris Causa pelo Clube Brasileiro de Língua Portuguesa, Desenhista, Brasileira.


Publicado em http://www.grupos.com.br/blog/express_jornal_poetas_eventos/month/11-2009.html

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