terça-feira, 31 de agosto de 2010

Talha de Romão Silva e poema de Clevane Pessoa












A imagem ao lado é uma talha ("Romão Silva.
MEUS TRABALHOS: Eis aí alguns de meus trabalhos artesanais. Informo ao visitante que não sou artista plástico, mas, apenas um curioso autodidata preocupado em fazer algo que nos pareça razoavelmente belo. São entalhes em madeira e duas pinturas em tela. Contatos: 3614-1426 # 8837-2977. antromsil@yahoo.com.br/antromsil@hotmail.com)
Fonte:sobralensedagemma.blogspot.com/2009_05_01_arc...(Blog de Gemma Galgani-Sobral)

Ao vê-la, lembrei-me de um poema antigo, que reuni a outros em Poemas de ser Mulher
(edição artesanal) :


TALHA

Clevane Pessoa


A mão do tempo
traçou-me, na face da alma,
a esquemática
do entalhe futuro.

O formão foi-lhe afundando
os traços.
Alto e baixo relevo.
Volutas.
A goiva
- das formas noiva-
fantasiu-lhe os sulcos.
O capricho do artista
modificou-lhe
muitas das linhas primitivas.

Não sei se estou pronta.
talvez ainda,
da talha , ele recorte
a silhueta esbelta,
mas farta de marcas,
entalhada de sua própria Vida.
Ou da minha ?

Sim, talvez em vez de prancha
marchetada, nacarada,
ele me faça figura de mim mesma...

Em 22/04/71
Publicado na Gazeta Comercial, Juiz de Fora, MG

Nenhum comentário: